Diversos estudos científicos têm fundamentado a importância de se incluir a prática de yoga num processo de treino holístico e multidisciplinar, contribuindo para:
Saber mais aqui:
A atenção plena (mindfulness) é um dos elementos trabalhados durante a prática de yoga e sessões de breathwork - ao promover a consciência corporal, o praticante de yoga consegue aprender a sintonizar-se com o seu corpo, aumentando a sua capacidade de propriocepção, e que potencia
Ao aprimorar-se o foco mental, o atleta consegue estar mais focado no seu corpo, na coordenação necessária para executar os movimentos e os exercícios, no momento presente e no objectivo a atingir em treino ou competição, ficando menos susceptível aos efeitos negativos de factores externos.
Artigos de interesse:
A atenção consciente nos movimentos e ciclos respiratórios, durante a prática das posturas - dos asanas, é um dos elementos centrais do yoga.
Uma respiração consciente e adequada a cada prática específica de exercício (ex: a respiração diafragmática), melhora a eficiência respiratoria, aumenta a capacidade pulmonar e promove uma oxigenação eficaz dos tecidos e orgãos. Por outro lado, aumenta não só a capacidade de endurance (resistência), como também contribui para uma recuperação pós-exercício mais rápida.
Para ler:
What is Breathwork? And can it help your Sports Performance?
O Yoga promove uma constante interacção e a procura de harmonia e equilíbrio entre corpo e mente.
Esta ligação é fundamental não só para a gestão do stress decorrente do dia-a-dia e do próprio exercício físico, como também na adopção de práticas e técnicas de relaxamento, como reguladores do sistema nervoso e auxiliares nos momentos de pressão competitiva, bem como em situações de lesão que impliquem adoptar exercícios de recuperação ou mesmo uma paragem total da prática de exercício físico.
Ao alinhar a mente com o corpo e promover um "diálogo" interno consciente, equilibrado e saudável, o atleta alcança uma maior intução e consciência corporal, essenciais para o desempenho desportivo e o estado de flow tão importante na evolução do treino e em momentos competitivos.
A ler:
Vai muito além de uma maior flexibilidade, das técnicas de relaxamento ou de uma filosofia de vida.
Incorporar o yoga numa abordagem de treino desportivo completo e competitivo, pode, efectivamente, ajudar a elevar a performance atlética ao nível seguinte, de uma forma sustentada e integrada.
E ainda mais aqui:
Improving performance in Sports with Yoga